Especialista traz dicas de como cuidar da pele no período mais frio do ano.
Vinho, caldo quentinho e bastante hidratante na pele: esta é a demanda da época mais fria do ano. Muitos pensam que no outono e inverno não há necessidade do filtro solar e muito menos dos cuidados básicos com a pele, que atenção é apenas no verão. Engana-se quem acredita nesse mito, o cuidado com o nosso corpo precisa ser mútuo, ou seja, nos 365 dias que permeiam as 4 estações do ano.
“Uma rotina de cuidados com a pele do rosto é a base para garantir uma pele saudável e jovem. Entre os principais cuidados estão a lavagem e hidratação do rosto com produtos adequados ao seu tipo de pele e o uso de protetor solar. A melhor maneira de reduzir os sinais de envelhecimento é impedir que eles apareçam. A exposição da pele aos raios UV pode causar rugas, linhas finas e manchas senis. O uso regular do filtro solar reduz o risco de queimaduras solares, câncer de pele, manchas e rugas da idade”, reforça a dermatologista, Marcela Loschi.
Além do básico, a especialista explica também que é necessário conhecer o nosso tipo de pele para iniciar os cuidados, assim, entenderemos o que de fato ela precisa e quais são as suas reações no calor, frio, sol, sombra etc. “Conhecer o seu tipo de pele ajuda a encontrar os produtos certos para uma rotina de cuidados. Se você não souber identificar o seu tipo de pele, um dermatologista pode ajudar”, elucida. Visando facilitar na hora de escolher os produtos corretos, ela lista alguns tipos de pele:
-
“Pele oleosa: é brilhante e de aspecto oleoso, pela maior produção de sebo. Pode ter poros dilatados e maior tendência à acne.
-
Pele normal: tem textura suave e aveludada. Não apresenta excesso de brilho ou ressecamento.
-
Pele seca: tende a ser opaca, com maior tendência a descamação e coceira, devido à maior perda de água.
-
Pele sensível: apresenta queimação e vermelhidão após o uso de determinados cosméticos.
-
Pele mista: é o tipo mais frequente. Sendo seca em algumas áreas e oleosa em outras (principalmente testa, nariz e queixo)”.
O beabá dos cuidados com a pele no frio
“Essa é a época do ano em que devemos redobrar os cuidados com a pele, já que o frio excessivo pode contribuir para o ressecamento e o agravamento de doenças de pele já existentes, como a dermatite atópica e a rosácea”, perfaz.⠀
Agora que você já conhece o seu tipo de pele, a dermatologista separou um conjunto de itens básicos para deixar a sua pele hidratada, bonita e saudável neste outono inverno:
-
Evite banhos muito quentes. A água quente retira a camada lipídica, que é uma proteção natural da nossa pele. Isso contribui para o ressecamento. Uma boa dica é tomar banho durante o dia e tentar deixar a água em temperatura mais morna.⠀
-
Potencialize a hidratação. Aplique o hidratante no corpo de 1 a 2 vezes ao dia, de preferência após o banho.⠀
-
Ao lavar o rosto, use um sabonete ou um gel de limpeza suaves, que limpe a pele sem agredir, sempre com água de morna à fria.⠀
-
Não esqueça o protetor solar! Sim, mesmo nos dias frios e nublados ele deve ser usado diariamente.⠀
-
Para orientações mais específicas, consulte sempre um dermatologista”.
Fonte: Marcela Loschi, médica, atua em Belo Horizonte, com clínica médica no Hospital MaterDei e dermatologia em consultório particular. Especialista no tratamento de cicatrizes de acne. (@dra.marcelaloschi).
atualizado em 08/06/2021 - 18:01